Linha do tempo
1969 não é um ano mundialmente famoso somente pelo fato de ter sido o ano em que o primeiro ser humano pisou na lua, mas também é o ano de nascimento da Ipanema Coffees.
Os três empresários Carlos Moacyr Gomes de Almeida, Cyrillo Fernandes e Julio Bozano compram o primeiro pedaço de terras e fundaram o “Condomínio Aliança”. Assim surgiu a empresa considerada na atualidade como uma das maiores produtoras de cafés do mundo.
Em 1970, um ano depois de sua criação, o nome da empresa foi mudado para Ipanema Agroindústria Ltda. No mesmo ano, a empresa adquire sua primeira fazenda, Capoeirinha, e começa o plantio de café em 2.000 hectares. Até hoje, a fazenda é de propriedade da empresa.
Os primeiros anos de operação são marcados por uma série de implementações. Em 1976, a fazenda Conquista, perto do município de Alfenas-MG, é comprada. O início da plantação de café nesta fazenda ocorre dois anos depois, em 1978. Ao mesmo tempo, começam as negociações para o investimento em infraestrutura de escritório e uma estrutura de seca, bem como para a criação de uma identidade visual. Hoje a fazenda possui uma das mais modernas infraestruturas de processamento de cafés do mundo. É também sede do escritório da companhia.
A compra de várias pequenas fazendas no sul de Minas Gerais contribuiu para o rápido crescimento da Ipanema Coffees. No final dos anos 70, a área de produção da empresa já era de 7.000 hectares, dedicados ao cultivo de café e laranja.
O final dos anos 80 é marcado por um período de comercialização da Ipanema Coffees. Com investimentos em uma estrutura de lavadores, é possível despolpar café pela primeira vez no Brasil. Além do café, a produção e comercialização da laranja é realizada como um segundo negócio da empresa.
Com o desejo de atrair parceiros para o negócio, a construção de Casa Sede da empresa inicia-se em 1984. A inauguração da Casa, situada na represa de Furnas, ocorre em 1986.
Em 1985, a seca é um grande desafio para produtores de café de São Paulo e Minas Gerais, as principais regiões de produção de café no Brasil. A falta de chuvas e a seca nos reservatórios de água também afetam a Ipanema Coffees.
Do ano de 1950 até o final de 1980, a comercialização do café é estritamente regulada pelo Instituto Brasileiro do Café (IBC). Somente alguns exportadores e produtores, que tinham a permissão, podiam exportar. Com o fim do IBC e das quotas de exportação, há uma oportunidade de abrir novas fronteiras para o mercado internacional.
O ano de 1991 é um marco na história da Ipanema Coffees. A empresa aventura-se a expandir suas atividades além das fronteiras do Brasil e faz sua primeira exportação. São vendidas 3.000 sacas de café para o cliente – e hoje também um dos acionistas da empresa – Tchibo, em Hamburgo na Alemanha. Sendo pioneira na produção de Cafés Especiais, a companhia fundou, em conjunto com outros onze produtores de cafés, a Associação Brasileira de Cafés Especiais (ABCS) em 1991. O objetivo inicial é incrementar a qualidade de cafés brasileiros e mudar a percepção mundial sobre o Brasil só vender quantidade e não qualidade em cafés.
Em 1993, Barnie’s Coffee nos EUA lança “Taste of Brazil”, a primeira embalagem que cita a Ipanema Coffees como uma empresa de origem de Cafés Especiais. Como parte da internacionalização da empresa, a Ipanema Coffees cria sua linha de labels (Ouro Preto, Gourmet, Bourbon e Conquista). Os labels Dulce e Ipanema Espresso são criados nos dois anos seguintes.
Com o rápido crescimento inesperado do negócio do café, Ipanema Coffees decidir rescindir o seu cultivo de laranja em 1994 e define a produção de café como seu único foco.
Em 1995, a Ipanema Coffees lança sua operação de mercado interno sob a nova marca "Fazenda Ipanema". Seu nome é mudado um ano depois em "Fazenda de Minas". Na Dinamarca, Estate Coffee lança a "única origem Ipanema Dulce".
Em 1997, a Coca Cola Company Japão lança o pronto para beber café enlatado "Georgia - Ipanema Mistura". Um ano mais tarde, nos EUA, a Starbucks apresenta o Bourbon única origem Brasil Ipanema. Logo antes do milênio, Ipanema Coffees muda a identidade visual.
O novo milênio concede vários prêmios de Ipanema Coffees. Em 2001, a empresa é uma das finalistas do prêmio "Cup of Excellence".
Com a locação de Fazenda Rio Verde, em Conceição do Rio Verde em 2002, Ipanema Coffees expandiu sua produção de café. No mesmo ano, Ipanema Coffees muda seu logotipo corporativo e torna-se a primeira empresa brasileira certificada pelo código UTZ, a primeira certificação global sobre a produção de café sustentável.
Uma outra certificação segue em 2003. Ipanema Coffees é certificado pela C.A.F.E. Pratica código de fornecedores estratégicos da Starbucks.
Em 2004, a Ipanema coffees recebe o certificado Rainforest Alliance torna-se o maior fornecedor de café mundos levando esta certificação. No mesmo ano, a companhia é escolhida para receber o prêmio sustentabilidade pela SCAA (Associação de Cafés Especiais Americana). A identidade visual é modificada mais uma vez.
Em 2006, Cia Bozanno vende suas ações da Gávea Participações e Paraguaçu Participações, que em conjunto com a família Fernandes (agora chamado ML Participações), compõe o conselho de acionistas.
Um ano depois, a Ipanema Coffees investe em um sistema moderno de irrigação por gotejamento e renova algumas áreas de café na fazenda Conquista. Para celebrar os 10 anos de aniversário do Ipanema Bourbon, a Starbucks lança uma vez mais o café Brazil Ipanema Bourbon. A companhia atinge 1.000.000 de sacas de Cafés Especiais exportadas.
Em 2008, a Ipanema Coffees adquir a fazenda Rio Verde e ating a marca de 5.500 hectares dedicados exclusivamente para produção de Cafés Especiais. O fundo da Gávea vende suas ações para a Friele do Brasil. A Friele, juntamente com a ML Participações e a Paraguaçu Participações, compõe o quadro de acionistas da empresa. A companhia é classificada como uma das sete finalistas da Rainforest Alliance Cup for Quality. A identidade visual da empresa é modificada mais uma vez.
O ano de 2009 marca o início da comercialização do Ipanema Yellow Bourbon para a Nespresso. A Ipanema Coffees é classificada como uma das quatro finalistas no Rainforest Alliance Cup for Quality e parabenizada com o prêmio de produtor de destaque pela SCAA.
Em 2010, a companhia lança o inovador sistema de empacotamento NiMA (Nitrogen Modify Atmosphere). Com pacotes de 10 Kg, o sistema garante o frescor e as características orgânicas do café por até dois anos.
Em 2011, a Ipanema Coffees certificada pela Nespresso com o selo A.A.A. Severas secas atingem todo o cinturão de cafés no Brasil.
Em 2012, ML Participações vende parte de suas ações para a Mitsubishi e Tchibo. Em parceria com Friele e Paraguçu, ela passa a fazer parte da nova estrutura societária da empresa. No mesmo ano, a empresa é certificada pela Fair Trade USA e a Friele lança o “Single Origin Ipanema Bourbon” na Noruega.
Os anos são marcados por diversos lançamentos origem única: Em 2014, torrador alemã Tchibo lança o single cápsulas de origem Ipanema Amarelo, a mistura Ipanema Rio Verde e Rio Verde edição especial, enquanto Starbucks Reserve traz a única origem Ipanema Rio Verde. Do outro lado do mundo, Caffébene lança a única origem Ipanema Rio Verde na Coreia do Sul. Em paralelo, a seca severa atinge todo o cinturão do café no Brasil.
Em 2015, a Tchibo Alemanha lança a edição especial única cápsulas de origem Ipanema Mainumbi. Ipanema O café é uma das finalistas do prêmio "Cup of Excellence" e ganha o 2º lugar no "Rainforest Alliance Cup para a Qualidade".
A fim de investir no futuro, Ipanema Coffees investe em uma nova estrutura de moagem úmida na Conquista fazenda, uma das maiores e moderno moagem de café do mundo.
O ano de 2016 fornece várias alterações e mudanças: ML Participações vende suas ações remanescentes para SC Investimentos Agrícolas e Paraguaçu Participações. Junto com Friele, Misubishi e Tchibo, eles agora compor o Conselho de Acionistas.
Em paralelo, a Ipanema Coffees rótulos passam por um importante relançamento, sendo completamente redesenhado. Junto com a nova identidade, Ipanema apresenta "Terroir", um ano mudando edição limitada de alta qualidade micro-lotes.